A conferência Estratégia Nacional de Combate à Corrupção 2020/2024 – Balanço final, promovida esta semana pelo Ministério da Justiça, veio reforçar o pecado original desta estratégia: os meios e objetivos de atuação previstos não se compadecem com as abordagens e finalidades expressamente assumidas.
O sobredito evento é prova disso, destacando-se por duas evidentes particularidades: todos os temas discutidos eram de ordem “normativa”, grosso modo, criminal; e, com exceção de um, todos os oradores eram juristas (lista aqui), incluindo a própria Ministra da Justiça, et pour cause.
Apesar disso, pode considerar-se que foi um evento positivo, pela discussão séria envolvida e pela prossecução de uma estratégia de combate à corrupção, medida que há muito reclamamos e que há um ano foi formalmente exigida, pela Transparência e Integridade, através de petição dirigida à Assembleia da República, assinada por mais de 8.500 cidadãos. Entretanto, estamos a preparar, há já várias semanas, o nosso Festival Transparente, planeado para a semana de 7 a 11 de dezembro. Vai ser uma semana de conferências temáticas, sem esquecer o Dia Internacional Contra a Corrupção, que se celebra a 9 de dezembro.
Por enquanto já "fechámos" duas datas: a 7 de dezembro, arrancamos com a Exploração de lítio em Portugal: Riscos Ambientais e Transparência, em parceria com a GEOTA.
A exploração de lítio é um tema quente na sociedade portuguesa e na agenda política nacional. Com desafios globais, como as alterações climáticas, a exigirem soluções urgentes a todas as escalas, as baterias de ião-lítio terão certamente um papel a desempenhar nos sistemas energéticos do futuro. Que papel será esse numa transição energética democrática, justa e sustentável? E será possível adotar esta tecnologia sem provocar prejuízos sociais e ambientais inaceitáveis?
No dia 11 de dezembro, vamos discutir Transparência e Acesso à Informação, juntamente com a Open Government Portugal. Em discussão vão estar os principais desafios que se colocam ao reforço da transparência e do acesso à informação no panorama português da atualidade, num debate dinamizado por Karina Carvalho e Luís Pais Bernardo.
Todas as informações sobre estes e outros eventos estão disponíveis na nossa página de eventos e, brevemente, no site do Festival Transparente 2020.
Continua saudável, mantendo-te seguro/a.
Saudações Transparentes,
A Equipa TI-PT
|