Especial CFCH - UFRJ 100 anos
 
 
Editorial
 
A coletânea de textos que o Centro de Filosofia e Ciências Humanas torna pública neste Boletim Especial tem muitas marcas da identidade construída pelo Centro ao longo da sua trajetória como instância média da UFRJ. 
 
É um conjunto de produções originada da resposta que cada autor achou por bem oferecer à nossa chamada para que se expressasse. Resulta, portanto, do exercício da liberdade de expressão, sem o qual o desenvolvimento das Ciências Humanas não teria alcançado os patamares que alcançou. UFRJ.
 
É um conjunto de textos que reúne produções dos mais diferentes membros do corpo social do CFCH: do Professor Emérito ao Servidor Terceirizado, as vozes dos sujeitos se fazem presentes em seus escritos. Contemplamos, então, com essa multiplicidade de vozes, outras duas marcas: a da inclusão e a do respeito à diversidade.
 
É um conjunto de reflexões que reafirmam, de diferentes lugares sociais, a necessidade do olhar crítico e da postura propositiva, outro par de marcas a que têm definido o CFCH em seus quase cinquenta anos de existência.
 
Em um momento inesperado e, de muitas formas, desconcertante como o que vivemos, a celebração de um centenário pode e deve ser mantida em seu lugar de reconhecimento à qualidade e à importância de uma história.
 
Celebramos os 100 anos do gesto formal que criou a instituição que hoje conhecemos como Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas a sua criação efetiva, no chão da história, nós a celebramos em nosso cotidiano de dedicação à UFRJ.
 
Distanciados socialmente, impedidos de produzir as celebrações que estávamos programando, ainda assim celebramos. Com a nossa escrita, com a nossa liberdade de pensamento, com todas as vozes que vieram e ainda virão se juntar à nossa afirmação do direito à diversidade e ao exercício do pensamento crítico.
 
Convido à leitura da nossa produção, como gesto de celebração de um centenário que parece ser apenas o começo de uma vida com todos os horizontes de que precisamos para seguir construindo a república em nosso país.
 
Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. 
 
 
Setor de Comunicação
Decania do CFCH/UFRJ
Avenida Pasteur, 250, Urca
Jornalista responsável:
Pedro Barreto
pedrobarreto@cfch.ufrj.br
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado por pedrobarreto@cfch.ufrj.br
Você recebeu este e-mail porque está registrado no mailing list do Secom/CFCH/UFRJ
 
SendinBlue
 
 
© 2020 Decania CFCH