Associação Coração Amarelo
 
Há 20 anos a fazer boa companhia!
Os 3 destaques do mês de Abril
 
 
O vizinho antes e depois da Covid 19
 
Foi ainda em Fevereiro que a nossa Presidente Rosa Maria Araújo e Paula Sobral, apresentaram o Projeto "Olá Vizinho!" ao Sr. Presidente da Câmara de Oeiras. Na altura, a ideia era a de criar condições e estimular o papel fundamental do vizinho, junto  dos idosos em isolamento e/ou solidão que residissem num mesmo prédio, morada ou redondezas, naquele concelho. A ideia seria para multiplicar. Todavia, se a pandemia da Covid 19 traz muitos aspetos inquietantes, verificámos que a ideia de exaltar o vizinho e que nasceu em 2019, se torna agora nesta fase, não fundamental, mas CRÍTICA. Talvez os vizinhos, a nível nacional, nunca voltem a ser os mesmos e que daqui para a frente, conheçam melhor quem está do outro lado da porta e contribuam, em segurança, para amenizar os medos vividos pelos nossos mais velhos. Independentemente de sermos voluntários ou não, somos vizinhos de alguém e estamos em ação a cumprir esse desígnio.
 
 
Lançamento de sugestões para uma vida mais isolada
Da Delegação de Lisboa, é de destacar a partilha diária de estratégias, conselhos, ideias e desafios com o objetivo de entreter, ocupar ou facilitar o dia-a-dia atendendo à circunstância de isolamento social a que estamos confiados e cuja imagem e conteúdos, partilhamos convosco. As mensagens são: 1)Saber que esta situação terá um fim, será transitória; 2)Confiar nas autoridades; 3)Cumprir com os procedimentos indicados (pelas autoridades) com o propósito de nos protegermos enquanto indivíduos e enquanto comunidade. 4)FICAR EM CASA experimentando rotinas saudáveis, planificando o que tem de se fazer durante cada dia da semana e tentando organizar horários para cada tarefa; 5)Integrar regras, balizas, limites, objetivos, como por exemplo: assistir a noticiários apenas 01 ou 02 vezes; ler 20 páginas de um livro; telefonar a alguém; ouvir música…
 
 
Conversas que cuidam ao serão - ONline
Do grupo que se mantem nas conversas que cuidam, continua o treino apurado da escuta, da reflexão profunda e na construção das mesnsagens positivas que cada tema pode sugerir e que é escolhido pelos participantes no dia das sessões. O objetivo é o de levar a mente para além do vírus. Porque têm sido consideradas vivas, dinâmicas e importantes, uma das participantes sugeriu um novo nome para as conversas: Tertúlias ao serão. Nesta fase estamos a alargar as conversas a pessoas que possam estar interessadas neste exercício de foco do pensamento e escuta consciente do outro e que sejam convidadas pelos participantes atuais. Não sabemos quanto tempo estaremos em isolamento voluntário, mas as Tertúlias ao serão continuam com os agendamentos às 2ªf e 5ªf pelas 21h30. Se ainda quiser participar, basta enviar mail para coracaoamareloassociacao@gmail.com, referindo que assim o deseja. Faremos o envio do link para que possa entrar na sala de debate criativo!
 
 
"Continuemos pois com determinação no nosso caminho de apoio e atenção aos nossos beneficiários através de palavras e de ações, colmatando as suas carências e os seus medos!" Rosa Maria Araújo
 
 
Este e-mail foi enviado para
Você recebeu este e-mail porque está registrado com Associação Coração Amarelo
 
 
SendinBlue
 
 
© 2020 Associação Coração Amarelo