TI-PT
 
 
Transparência em Notícia
Destaques TI-PT
 
O que fazemos e o que apoiamos na Transparência e Integridade
Transparency International Portugal
 
 
 
Colóquio: Transparência na Atividade Administrativa e Ambiental: Oportunidades e Desafios
 
O acesso à informação, nomeadamente aquela que se refere aos negócios do Estado e à gestão de recursos públicos, é essencial para garantir a confiança dos cidadãos e empresas, todavia, o volume e qualidade da informação disponibilizada no nosso país está ainda muito aquém do indispensável para garantir que as atividades governamentais são transparentes, abertas e próximas dos cidadãos. Tal ocorre em larga medida porque as entidades produtoras de informação administrativa e ambiental ainda não implementaram todas as medidas necessárias ao robustecimento da oferta dessa informação.
 
Por ocasião do lançamento do Transparente - Centro de Documentação e Informação sobre Transparência, Boa Governança e Democracia, a Transparência e Integridade/ Transparency International Portugal (TI-PT) promove o Colóquio “Transparência na Atividade Administrativa e Ambiental”, com a participação da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) e organizações da sociedade civil com interesse particular nesta matéria.
 
O objetivo é debater as condições de aplicação da lei no quotidiano institucional público, refletindo sobre boas práticas e ações de melhoria, e igualmente recolher contributos sobre as tipologias de informação social, económica e ambiental com relevância cívica.
 
A sessão é aberta a todas as pessoas e instituições interessadas, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do espaço.
 
🔗 Inscrição e programa aqui
 
Atualidade Nacional
 
As notícias sobre a corrupção no nosso país
 
 
 
"Galinha dos ovos de ouro": Especulação imobiliária já chegou às Aldeias do Xisto
 
💬 "Muitos dos moradores nas Aldeias do Xisto convenceram-se de que ter um monte de ruínas pode ser uma galinha dos ovos de ouro".
 
➡ A concretizar-se, a migração dos Vistos Gold para o interior só irá ajudar a uma festa que já começou. O país, que é irrespirável em Lisboa e Porto por causa dos preços da habitação, tornar-se-á irrespirável em qualquer cantinho pitoresco. Não temos para onde fugir. O corolário de uma economia que só cria valor pelas canetas de governantes conluiados com lóbis é este: Portugal não tem nada para vender, a não ser a si próprio.
 
Visita o nosso site para saberes mais sobre os Vistos Gold.
 
🔗 Lê aqui
 
 
 
Mais de metade dos administradores do Banco de Portugal vem da Banca
 
💬 "Quando um ou ambos os lados [regulados e política] conseguem influenciar a regulação em seu benefício e à custa do interesse público, podemos estar perante captura regulatória".

➡ Susana Coroado, vice-presidente da TI-PT, descreve na tese de doutoramento as portas giratórias entre os regulados, os reguladores e a política, alertando para o perigo da captura dos órgãos de supervisão pelas entidades que são fiscalizadas.
 
🔗 Lê aqui
 
 
 
Encargos trimestrais do Estado com parcerias público-privadas sem informação pública há um ano
 
➡ A informação clara e atualizada sobre as políticas públicas é crucial para o funcionamento das instituições democráticas. Muitas parcerias público-privadas tornaram-se autênticas sangrias sobre os recursos públicos.
 
❌ A informação não pode estar escondida!
 
🔗 Lê aqui
 
Atualidade Internacional
 
As notícias sobre corrupção lá fora
 
 
 
Deu entrada no Tribunal de Luanda a principal ação contra Isabel dos Santos
 
➡ O Estado angolano tenta recuperar um crédito superior a mil milhões de dólares (cerca de 897 milhões de euros), depois do arresto preventivo de contas bancárias e participações sociais de Isabel dos Santos, do marido Sindika Dokolo e do gestor Mário Leite da Silva, ordenado em dezembro pelo Tribunal Provincial de Luanda.
 
🔗 Lê aqui
 
 
 
Rotenberg loses sanctions suit against Nordic banks
 
➡ Na Finlândia, um empresário russo, com ligações a Vladimir Putin e alvo de sanções dos Estados Unidos, perdeu uma ação em tribunal contra quatro bancos nórdicos que tinham recusado abrir uma conta em seu nome. 
 
🔗 Lê aqui
 
 
Ajuda-nos a fazer este caminho.
Qualquer donativo é um importante contributo na luta anti-corrupção.
 
Segue-nos nas redes sociais
 
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
 
 
 
 
Transparência e Integridade | Transparency International Portugal (TI-PT)
 
Estás a receber este email porque subscreveste a nossa lista de contactos.
Para conheceres os nossos termos de utilização, proteção e conservação de dados,
por favor consulta a nossa Política de Privacidade.
 
Enviado pela
SendinBlue
 
 
© 2020 Transparência e Integridade | Transparency International Portugal (TI-PT)